Celebração do dia
Sábado, 01 de junho de 2024
Vermelho
São Justino, Mártir, Memória
Antífona de entrada
Texto litúrgicoOs malvados me contaram coisas vãs ignorando vossa lei; eu, porém, anunciei vossa palavra diante dos reis sem me envergonhar. (Cf. Sl 118.85.46)
Oração do dia
Texto litúrgicoÓ Deus, pela loucura da cruz, ensinastes de modo admirável ao mártir São Justino a sublime sabedoria de Cristo; concedei-nos, por sua intercessão, repelir os erros que nos cercam e permanecer firmes na fé. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Primeira leitura
LeituraJd 17.20b-25
Leitura da Carta de São Judas
17Vós, porém, amados,lembrai-vos das palavraspreditas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo.20bEdificai-vos sobre o fundamento da vossa santíssima fée rezai, no Santo Espírito,21de modo que vos mantenhais no amor de Deus,esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo,para a vida eterna.,22E a uns, que estão com dúvidas, deveis tratar com piedade.23A outros, deveis salvá-los arrancando-os do fogo.De outros ainda deveis ter piedade, mas com temor,aborrecendo a própria veste manchada pela carne...,24Àquele que é capaz de guardar-vos da quedae de apresentar-vos perante a sua glóriairrepreensíveis e jubilosos,25ao único Deus, nosso Salvador,por Jesus Cristo, nosso Senhor:glória, majestade, poder e domínio,desde antes de todos os séculos,e agora, e por todos os séculos. Amém.
Salmo
LeituraSl 62
— Sois vós, ó Senhor, o meu Deus! Desde a aurora ansioso vos busco! A minh’alma tem sede de vós, minha carne também vos deseja, como terra sedenta e sem água!
— Venho, assim, contemplar-vos no templo, para ver vossa glória e poder. Vosso amor vale mais do que a vida: e por isso meus lábios vos louvam.
— Quero, pois, vos louvar pela vida, e elevar para vós minhas mãos! A minh’alma será saciada, como em grande banquete de festa; cantará a alegria em meus lábios, ao cantar para vós meu louvor!
— Venho, assim, contemplar-vos no templo, para ver vossa glória e poder. Vosso amor vale mais do que a vida: e por isso meus lábios vos louvam.
— Quero, pois, vos louvar pela vida, e elevar para vós minhas mãos! A minh’alma será saciada, como em grande banquete de festa; cantará a alegria em meus lábios, ao cantar para vós meu louvor!
Evangelho
LeituraMc 11, 27-33
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo ✠ segundo Marcos
Naquele tempo,27Jesus e os discípulos foram de novo a Jerusalém. Enquanto Jesus estava andando no Templo, os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os anciãos aproximaram-se dele e perguntaram:28“Com que autoridade fazes essas coisas? Quem te deu autoridade para fazer isso?”29Jesus respondeu: “Vou fazer-vos uma só pergunta. Se me responderdes, eu vos direi com que autoridade faço isso.30O batismo de João vinha do céu ou dos homens? Respondei-me”.31Eles discutiam entre si: “Se respondermos que vinha do céu, ele vai dizer: ʽPor que não acreditastes em João?ʼ32Devemos então dizer que vinha dos homens?” Mas eles tinham medo da multidão, porque todos, de fato, tinham João na qualidade de profeta.33Então eles responderam a Jesus: “Não sabemos”. E Jesus disse: “Pois eu também não vos digo com que autoridade faço essas coisas”.
Antífona de comunhão
Texto litúrgicoNão julguei saber coisa alguma entre vos, a não ser Jesus Cristo, e este, crucificado. (Cf.1Cor 2,2)