Celebração do dia
Quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025
Verde
4ª feira da 5ª Semana do Tempo Comum
Antífona de entrada
Texto litúrgicoVinde, adoremos e prostremo-nos por terra, e ajoelhemo-nos ante o Deus que nos criou! Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor. (Cf. Sl 94,6-7 )
Oração do dia
Texto litúrgicoVelai, Senhor, nós vos pedimos, com incansável amor sobre a vossa família; e porque só em vós coloca a sua esperança, defendei-a sempre com vossa proteção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Primeira leitura
LeituraGn 2, 4b-9.15-17
Leitura do Livro do Gênesis
4No dia em que o Senhor fez a terra e o céu,5ainda não havia nenhum arbusto do campo sobre a terra e ainda nenhuma erva do campo tinha brotado, porque o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra nem existia homem para cultivar o solo.6Mas uma fonte brotava da terra e lhe regava toda a superfície.7Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra, soprou-lhe nas narinas o sopro da vida, e o homem tornou-se um ser vivente.8Depois, o Senhor Deus plantou um jardim em Éden, a oriente, e ali pôs o homem que havia formado.9E o Senhor Deus fez brotar da terra toda sorte de árvores de aspecto atraente e de fruto saboroso ao paladar, a árvore da vida no meio do jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal.15O Senhor Deus tomou o homem e colocou-o no jardim de Éden, para o cultivar e guardar.16E o Senhor Deus deu ao homem uma ordem, dizendo: “Podes comer de todas as árvores do jardim,17mas não comas da árvore do conhecimento do bem e do mal; porque, no dia em que fizeres, sem dúvida morrerás”.
Salmo
LeituraSl 103(104)
— Bendize, ó minha alma, ao Senhor! Ó meu Deus e meu Senhor, como sois grande! De majestade e esplendor vos revestis e de luz vos envolveis como num manto.
— Todos eles, ó Senhor, de vós esperam que a seu tempo vós lhes deis o alimento; vós lhes dais o que comer e eles recolhem, vós
abris a vossa mão e eles se fartam.
— Se tirais o seu respiro, eles perecem e voltam para o pó de onde vieram; enviais o vosso espírito e renascem e da terra toda a face renovais.
— Todos eles, ó Senhor, de vós esperam que a seu tempo vós lhes deis o alimento; vós lhes dais o que comer e eles recolhem, vós
abris a vossa mão e eles se fartam.
— Se tirais o seu respiro, eles perecem e voltam para o pó de onde vieram; enviais o vosso espírito e renascem e da terra toda a face renovais.
Evangelho
LeituraMc 7, 14-23
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo ✠ segundo Marcos
Naquele tempo,14Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: “Escutai todos e compreendei:15o que torna impuro o homem não é o que entra nele, vindo de fora, mas o que sai do seu interior.16Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”.17Quando Jesus entrou em casa, longe da multidão, os discípulos lhe perguntaram sobre essa parábola.18Jesus lhes disse: “Será que nem vós compreendeis? Não entendeis que nada do que vem de fora e entra numa pessoa pode torná-la impura,19porque não entra em seu coração, mas em seu estômago e vai para a fossa?” Assim Jesus declarava que todos os alimentos eram puros.20Ele disse: “O que sai do homem, isso é que o torna impuro.21Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios,22adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo.23Todas essas coisas más saem de dentro, e são elas que tornam impuro o homem”.
Antífona de comunhão
Texto litúrgicoAgradeçam ao Senhor por seu amor e por suas maravilhas entre os homens! Deu de beber aos que sofriam tanta sede e os famintos saciou com muitos bens. (Cf. Sl 106.8-9)