Menu

Liturgia Diária

Sábado, 04 de outubro de 2025 - São Francisco de Assis, Religioso, Memória

Celebração do dia

Sábado, 04 de outubro de 2025

Branco São Francisco de Assis, Religioso, Memória
1

Antífona de entrada

Texto litúrgico
Francisco de Assis, homem de Deus, deixou sua casa, abandonou sua herança e se fez pobre e desvalido. O Senhor, porém, o acolheu.
2

Oração do dia

Texto litúrgico
Ó Deus, que concedestes a São Francisco de Assis assemelhar-se ao Cristo na pobreza e na humildade; concedei que, trilhando o mesmo caminho, sigamos fielmente o vosso Filho e vivamos unidos a vós na perfeita alegria. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
3

Primeira leitura

Leitura

Br 4,5-12.27-29

Leitura do Livro de Baruc

5Coragem, meu povo, que sois a lembrança viva de Israel:6fostes vendidos às nações, mas não para serdes exterminados; por terdes provocado a ira de Deus é que fostes entregues aos inimigos.7Exasperastes aquele que vos criou, oferecendo sacrifícios aos demônios, e não a Deus.8Esquecestes o Deus que vos alimentou, o Deus eterno, e entristecestes aquela que vos nutriu, Jerusalém.9Ela viu desabar sobre vós a ira de Deus e disse: “Escutai, vizinhas de Sião: Deus fez cair sobre mim uma grande aflição.10Eu vi o cativeiro de meus filhos e filhas, que o eterno lhes infligiu.11Eu os havia criado com alegria; com lágrimas e luto os vi partir.12Ninguém se alegre por ver-me viúva e abandonada por muitos! Por causa dos pecados de meus filhos, fiquei deserta; eles se desviaram da lei de Deus.27Animai-vos, meus filhos, e clamai a Deus; ele, que vos fez sofrer, há de lembrar-se de vós.28Como por livre vontade vos desviastes de Deus, agora, voltando, buscai-o com zelo dez vezes maior;29aquele que trouxe sofrimento para vós, para vós trará, com a vossa salvação, eterna alegria”.
4

Salmo

Leitura

Sl 68(69)

– Humildes, vede isto e alegrai-vos: o vosso coração reviverá se procurardes o Senhor continuamente! Pois nosso Deus atende à prece dos seus pobres e não despreza o clamor de seus cativos. Que céus e terra glorifiquem o Senhor com o mar e todo ser que neles vive!
– Sim, Deus virá e salvará Jerusalém, reconstruindo as cidades de Judá, onde os pobres morarão, sendo seus donos. A descendência de seus servos há de herdá-las, e os que amam o santo nome do Senhor dentro delas fixarão sua morada!
5

Evangelho

Leitura

Lc 10,17-24

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas

Naquele tempo,17os setenta e dois voltaram muito contentes, dizendo: “Senhor, até os demônios nos obedeceram por causa do teu nome”.18Jesus respondeu: “Eu vi satanás cair do céu como um relâmpago.19Eu vos dei o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo. E nada vos poderá fazer mal.20Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu”.21Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado.22Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”.23Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: “Felizes os olhos que veem o que vós vedes!24Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo e não puderam ouvir”.
6

Antífona de comunhão

Texto litúrgico
Bem-aventurados os pobres no espírito, pois deles é o reino dos céus. (Cf. Mt 5, 3)

Observação pastoral

A liturgia diária segue o Lecionário da Igreja para a data selecionada. Em celebrações paroquiais específicas, prevalecem sempre as orientações do celebrante e da secretaria.

Falar com a secretaria