Celebração do dia
Sexta-feira, 17 de outubro de 2025
Vermelho
Santo Inácio de Antioquia, Bispo e Mártir, Memória
Antífona de entrada
Texto litúrgicoCom Cristo estou pregado na cruz; eu vivo, mas já não sou eu: é Cristo que vive em mim; vivo na fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. (Cf. Gl 2, 19-20)
Oração do dia
Texto litúrgicoÓ Deus eterno e todo-poderoso, ornais o sagrado corpo da vossa Igreja com o testemunho dos santos mártires; fazei que o glorioso martírio de Santo Inácio de Antioquia, que hoje celebramos, assim como mereceu para ele o esplendor eterno, alcance para nós vossa constante proteção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Primeira leitura
LeituraRm 4,1-8
Leitura da carta de São Paulo aos Romanos
Irmãos,1que vantagem diremos ter obtido Abraão, nosso pai segundo a carne?2Pois se Abraão se tornou justo em virtude das obras, está aí seu motivo de glória… mas não perante Deus!3Com efeito, o que diz a Escritura? “Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça”.4Ora, para quem faz um trabalho, o salário não é creditado como um presente gratuito, mas como uma dívida.5Porém, para a pessoa que, em vez de fazer um trabalho, crê naquele que torna justo o ímpio, a sua fé lhe é creditada como atestado de justiça.6É assim que Davi declara feliz o homem a quem Deus credita a justiça independentemente das obras: 7“Felizes aqueles cujas transgressões foram remidas e cujos pecados foram perdoados;8feliz o homem do qual Deus não leva em conta o pecado”.
Salmo
LeituraSl 31(32)
– Feliz o homem que foi perdoado e cuja falta já foi encoberta! Feliz o homem a quem o Senhor não olha mais como sendo culpado e em cuja alma não há falsidade!
– Eu confessei, afinal, meu pecado, e minha falta vos fiz conhecer. Disse: “Eu irei confessar meu pecado!” E perdoastes, Senhor, minha falta.
– Regozijai-vos, ó justos, em Deus, e no Senhor exultai de alegria! Corações retos, cantai jubilosos!
– Eu confessei, afinal, meu pecado, e minha falta vos fiz conhecer. Disse: “Eu irei confessar meu pecado!” E perdoastes, Senhor, minha falta.
– Regozijai-vos, ó justos, em Deus, e no Senhor exultai de alegria! Corações retos, cantai jubilosos!
Evangelho
LeituraLc 12,1-7
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas
Naquele tempo,1milhares de pessoas se reuniram, a ponto de uns pisarem os outros. Jesus começou a falar, primeiro a seus discípulos: “Tomai cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia.2Não há nada de escondido que não venha a ser revelado, e não há nada de oculto que não venha a ser conhecido.3Portanto, tudo o que tiverdes dito na escuridão será ouvido à luz do dia; e o que tiverdes pronunciado ao pé do ouvido, no quarto, será proclamado sobre os telhados.4Pois bem, meus amigos, eu vos digo, não tenhais medo daqueles que matam o corpo, não podendo fazer mais do que isso.5Vou mostrar-vos a quem deveis temer: temei aquele que, depois de tirar a vida, tem o poder de lançar-vos no inferno. Sim, eu vos digo, a este temei.6Não se vendem cinco pardais por uma pequena quantia? No entanto, nenhum deles é esquecido por Deus.7Até mesmo os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais”.
Antífona de comunhão
Texto litúrgicoEu sou trigo de Cristo, serei moído pelos dentes das feras, para tornar-me um pão sem mistura.