Celebração do dia
Domingo, 28 de dezembro de 2025
Branco
Sagrada Família de Jesus, Maria e José, Festa
Antífona de entrada
Texto litúrgicoOs pastores foram às pressas e encontraram Maria e José e o recém-nascido deitado na manjedoura. (Cf. Lc 2,16)
Oração do dia
Texto litúrgicoÓ Deus, que nos destes os luminosos exemplos da Sagrada Família, concedei que, imitando-a em suas virtudes familiares e em seu espírito de caridade, possamos gozar um dia dos prêmios eternos nas alegrias da vossa casa. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Primeira leitura
LeituraEclo 3, 3-7. 14-17a
Leitura do Livro do Eclesiástico
Deus honra o pai nos filhos e confirma, sobre eles, a autoridade da mãe.4Quem honra o seu pai, alcança o perdão dos pecados; evita cometê-los e será ouvido na oração quotidiana.5Quem respeita a sua mãe é como alguém que ajunta tesouros.6Quem honra o seu pai, terá alegria com seus próprios filhos; e, no dia em que orar, será atendido.7Quem respeita o seu pai, terá vida longa, e quem obedece ao pai é o consolo da sua mãe.14Meu filho, ampara o teu pai na velhice e não lhe causes desgosto enquanto ele vive.15Mesmo que ele esteja perdendo a lucidez, procura ser compreensivo para com ele; não o humilhes, em nenhum dos dias de sua vida: a caridade feita ao teu pai não será esquecida,16mas servirá para reparar os teus pecados17ae, na justiça, será para tua edificação.
Salmo
LeituraSl 127(128)
— Feliz és tu se temes o Senhor e trilhas seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos hás de viver, serás feliz, tudo irá bem!
— A tua esposa é uma videira bem fecunda no coração da tua casa; os teus filhos são rebentos de oliveira ao redor de tua mesa.
— Será assim abençoado todo homem que teme o Senh
O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida.
— A tua esposa é uma videira bem fecunda no coração da tua casa; os teus filhos são rebentos de oliveira ao redor de tua mesa.
— Será assim abençoado todo homem que teme o Senh
O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida.
Segunda leitura
LeituraCl 3, 12-21
Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses
Irmãos:12Vós sois amados por Deus, sois os seus santos eleitos. Por isso, revesti-vos de sincera misericórdia, bondade, humildade, mansidão e paciência,13suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos mutuamente, se um tiver queixa contra o outro. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai vós também.14Mas, sobretudo, amai-vos uns aos outros, pois o amor é o vínculo da perfeição.15Que a paz de Cristo reine em vossos corações, à qual fostes chamados como membros de um só corpo. E sede agradecidos.16Que a palavra de Cristo, com toda a sua riqueza, habite em vós. Ensinai e admoestai-vos uns aos outros com toda a sabedoria. Do fundo dos vossos corações, cantai a Deus salmos, hinos e cânticos espirituais, em ação de graças.17Tudo o que fizerdes, em palavras ou obras, seja feito em nome do Senhor Jesus Cristo. Por meio dele dai graças a Deus, o Pai.18Esposas, sede solícitas para com vossos maridos, como convém, no Senhor.19Maridos, amai vossas esposas e não sejais grosseiros com elas.20Filhos, obedecei em tudo aos vossos pais, pois isso é bom e correto no Senhor.21Pais, não intimideis os vossos filhos, para que eles não desanimem.
Evangelho
LeituraLc 2, 41-52
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo ✠ segundo Lucas
41Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa.42Quando ele completou doze anos, subiram para a festa, como de costume.43Passados os dias da Páscoa, começaram a viagem de volta, mas o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o notassem.44Pensando que ele estivesse na caravana, caminharam um dia inteiro. Depois começaram a procurá-loe ntre os parentes e conhecidos.45Não o tendo encontrado, voltaram para Jerusalém à sua procura.46Três dias depois, o encontraram no Templo. Estava sentado no meio dos mestres, escutando e fazendo perguntas.47Todos os que ouviam o menino estavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas.48Ao vê-lo, seus pais ficaram muito admirados e sua mãe lhe disse: “Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura.”49Jesus respondeu: “Por que me procuráveis? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai?”50Eles, porém, não compreenderam as palavras que lhes dissera.51Jesus desceu então com seus pais para Nazaré, e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, conservava no coração todas estas coisas.52E Jesus crescia em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e diante dos homens.
Antífona de comunhão
Texto litúrgicoNosso Deus foi visto na terra e com os homens conviveu. (Cf. Br 3,38)