Celebração do dia
Quinta-feira, 27 de agosto de 2026
Branco
Santa Mônica, Memória
Antífona de entrada
Texto litúrgicoA mulher que teme o Senhor será louvada, seus filhos a proclamaram feliz, seu marido lhe fez elogios. (Cf. Pr 31, 30. 28)
Oração do dia
Texto litúrgicoÓ Deus, consolador dos aflitos, que acolhestes, em vossa misericórdia, as lágrimas de Santa Mônica pela conversão de seu filho Agostinho, concedei-nos, pela intercessão de ambos, chorar os nossos pecados e encontrar a graça do vosso perdão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Primeira leitura
Leitura1Cor 1,1-9
Início da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios
1Paulo, chamado a ser apóstolo de Jesus Cristo, por vontade de Deus, e o irmão Sóstenes2à Igreja de Deus que está em Corinto: aos que foram santificados em Cristo Jesus, chamados a ser santos junto com todos os que, em qualquer lugar, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso.3Para vós, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.4Dou graças a Deus sempre a vosso respeito, por causa da graça que Deus vos concedeu em Cristo Jesus:5nele fostes enriquecidos em tudo, em toda palavra e em todo conhecimento,6à medida que o testemunho sobre Cristo se confirmou entre vós.7Assim, não tendes falta de nenhum dom, vós que aguardais a revelação do Senhor nosso, Jesus Cristo.8É ele também que vos dará perseverança em vosso procedimento irrepreensível até o fim, até o dia de nosso Senhor, Jesus Cristo.9Deus é fiel; por ele fostes chamados à comunhão com seu Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso.
Salmo
LeituraSl 144(145)
– Todos os dias haverei de bendizer-vos, hei de louvar o vosso nome para sempre. Grande é o Senhor e muito digno de louvores, e ninguém pode medir sua grandeza.
– Uma idade conta à outra vossas obras e publica os vossos feitos poderosos; proclamam todos o esplendor de vossa glória e divulgam vossas obras portentosas!
– Narram todos vossas obras poderosas, e de vossa imensidade todos falam. Eles recordam vosso amor tão grandioso e exaltam, ó Senhor, vossa justiça.
– Uma idade conta à outra vossas obras e publica os vossos feitos poderosos; proclamam todos o esplendor de vossa glória e divulgam vossas obras portentosas!
– Narram todos vossas obras poderosas, e de vossa imensidade todos falam. Eles recordam vosso amor tão grandioso e exaltam, ó Senhor, vossa justiça.
Evangelho
LeituraMt 24,42-51
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus
Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 42“Ficai atentos! porque não sabeis em que dia virá o Senhor.43Compreendei bem isto: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada.44Por isso, também vós ficai preparados! Porque, na hora em que menos pensais, o Filho do homem virá.45Qual é o empregado fiel e prudente que o senhor colocou como responsável pelos demais empregados, para lhes dar alimento na hora certa?46Feliz o empregado cujo senhor o encontrar agindo assim, quando voltar.47Em verdade vos digo, ele lhe confiará a administração de todos os seus bens.48Mas, se o empregado mau pensar: ‘Meu senhor está demorando’,49e começar a bater nos companheiros, a comer e a beber com os bêbados,50então o senhor desse empregado virá no dia em que ele não espera e na hora que ele não sabe.51Ele o partirá ao meio e lhe imporá a sorte dos hipócritas. Ali haverá choro e ranger de dentes”.
Antífona de comunhão
Texto litúrgicoO reino dos céus é como um negociante que procura pérolas preciosas; tendo encontrado uma de grande valor, vendeu todos os seus bens e a comprou. (Cf. Mt 13, 45-46)