Menu

Liturgia Diária

Sexta-feira, 18 de setembro de 2026 - 6ª feira da 24ª Semana do Tempo Comum

Celebração do dia

Sexta-feira, 18 de setembro de 2026

Verde 6ª feira da 24ª Semana do Tempo Comum
1

Antífona de entrada

Texto litúrgico
Dai paz, Senhor, aos que em vós esperam, para confirmar a veracidade dos vossos profetas; escutai as preces do vosso servo e vosso povo Israel. (Cf. Eclo 36, 18)
2

Oração do dia

Texto litúrgico
Ó Deus, vós que criais e governais todas as coisas, volvei para nós o vosso olhar e, para sentirmos a ação da vossa misericórdia, dai-nos a graça de vos servir de todo o coração. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
3

Primeira leitura

Leitura

1Cor 15,12-20

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios

Irmãos,12se se prega que Cristo ressuscitou dos mortos, como podem alguns dizer entre vós que não há ressurreição dos mortos?13Se não há ressurreição dos mortos, então Cristo não ressuscitou.14E se Cristo não ressuscitou, a nossa pregação é vã e a vossa fé é vã também.15Nesse caso, nós seríamos testemunhas mentirosas de Deus, porque teríamos atestado, contra Deus, que ele ressuscitou Cristo quando, de fato, ele não o teria ressuscitado – se é verdade que os mortos não ressuscitam.16Pois, se os mortos não ressuscitam, então Cristo também não ressuscitou.17E se Cristo não ressuscitou, a vossa fé não tem nenhum valor e ainda estais nos vossos pecados.18Então, também os que morreram em Cristo pereceram.19Se é para esta vida que pusemos a nossa esperança em Cristo, nós somos – de todos os homens – os mais dignos de compaixão.20Mas, na realidade, Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram.
4

Salmo

Leitura

Sl 16(17)

– Ó Senhor, ouvi a minha justa causa, escutai-me e atendei o meu clamor! Inclinai o vosso ouvido à minha prece, pois não existe falsidade nos meus lábios!
– Eu vos chamo, ó meu Deus, porque me ouvis, inclinai o vosso ouvido e escutai-me! Mostrai-me vosso amor maravilhoso, vós que salvais e libertais do inimigo quem procura a proteção junto de vós.
– Protegei-me qual dos olhos a pupila e guardai-me à proteção de vossas asas. E verei, justificado, a vossa face, e, ao despertar, me saciará vossa presença.
5

Evangelho

Leitura

Lc 8,1-3

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas

Naquele tempo,1Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa-nova do Reino de Deus. Os doze iam com ele;2e também algumas mulheres que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios;3Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes; Susana e várias outras mulheres que ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam.
6

Antífona de comunhão

Texto litúrgico
Quão preciosa é vossa misericórdia, Senhor! Os filhos dos homens refugiam-se à sombra das vossas asas. (Cf. SI 35, 18)

Observação pastoral

A liturgia diária segue o Lecionário da Igreja para a data selecionada. Em celebrações paroquiais específicas, prevalecem sempre as orientações do celebrante e da secretaria.

Falar com a secretaria