Menu

MENSAGEM DO SANTO PADRE O PAPA LEÃO XIV PARA A QUARESMA

Confira os detalhes desta publicação da paróquia.

MENSAGEM DO SANTO PADRE O PAPA LEÃO XIV PARA A QUARESMA
Igreja Católica 13/02/2026 99 visualizações

MENSAGEM DO SANTO PADRE O PAPA LEÃO XIV PARA A QUARESMA

O Papa Leão XIV lançou sua primeira mensagem para a Quaresma deste ano, destacando a importância de vivermos este tempo litúrgico com atenção à escuta e ao jejum, não apenas de forma individual, mas em dimensão comunitária, dando espaço para ouvir e acolher o outro.

Papa Leão XIV convida os fiéis a viver uma Quaresma de escuta e jejum comunitário

O Papa Leão XIV lançou sua primeira mensagem para a Quaresma deste ano, destacando a importância de vivermos este tempo litúrgico com atenção à escuta e ao jejum, não apenas de forma individual, mas em dimensão comunitária, dando espaço para ouvir e acolher o outro. A mensagem foi divulgada pela Sala de Imprensa da Santa Sé nesta sexta-feira, 13.

Intitulada “Escutar e jejuar. Quaresma como tempo de conversão”, a mensagem recorda que a Quaresma é um período em que a Igreja nos convida a recolocar o mistério de Deus no centro da vida, fortalecendo a fé e evitando que o coração se perca nas distrações e inquietações do cotidiano.

A escuta como caminho de conversão

O Pontífice destaca a importância de dar espaço à Palavra de Deus através da escuta. Segundo ele, a disponibilidade para ouvir é o primeiro passo para entrar em relação com o outro. A escuta da Liturgia educa para uma percepção mais verdadeira da realidade e nos ajuda a reconhecer o sofrimento e a injustiça, para que ninguém fique sem resposta.

Jejum: disciplina e abertura ao bem

O Papa lembra que o jejum é uma prática antiga e essencial na vida de conversão, pois ajuda a disciplina dos desejos e à vigilância sobre a fome e sede de justiça. Citando Santo Agostinho, destaca que os homens devem ter fome e sede de justiça, mas a plena saciedade pertence à vida futura. Assim, o jejum não apenas nos disciplina, mas também nos orienta para agir no bem, desde que vivido com fé e humildade.

Leão XIV também amplia o conceito de jejum, sugerindo uma abstinência de palavras prejudiciais:

“Renunciemos às palavras mordazes, ao juízo temerário e à calúnia. Aprendamos a medir nossas palavras e cultivar a gentileza, na família, entre amigos, no trabalho, nas redes sociais e nas comunidades cristãs.”

Quaresma: dimensão comunitária

A Quaresma, afirma o Papa, é um tempo de caminho compartilhado. Paróquias, famílias, grupos eclesiais e comunidades religiosas são chamadas a percorrer juntos um caminho de escuta: tanto da Palavra de Deus quanto do clamor dos pobres.

“A conversão diz respeito não só à consciência individual, mas também à qualidade das relações, ao diálogo e à capacidade de se deixar interpelar pela realidade e reconhecer o que orienta o desejo, nas comunidades e na humanidade sedenta de justiça e reconciliação.”

Um jejum que também passa pela língua

O Papa conclui seu apelo enfatizando a importância de um jejum da língua, diminuindo palavras ofensivas e abrindo espaço para ouvir o outro:

“Comprometamo-nos a fazer das nossas comunidades lugares onde o clamor de quem sofre seja acolhido, e a escuta abra caminhos de libertação, tornando-nos mais disponíveis para construir a civilização do amor.”

LEIA NA INTEGRA:

https://www.vatican.va/content/leo-xiv/pt/messages/lent/documents/20260205-messaggio-quaresima.html